Image Hosted by ImageShack.us
  • Municipio de Elvas

  • Image Hosted by ImageShack.us
  • Wikipédia
  •  

    quinta-feira


    JÚLIO BOTELHO DE ALCÂNTARA



    Júlio Botelho de Alcântara (1882-1930)

    Foi sem dúvida um dos maiores vultos da Primeira República em Elvas, o primeiro cidadão elvense que hasteou a bandeira da República na actual Casa da Cultura, então sede da Câmara Municipal de Elvas no longíquo 5 de Outubro de 1910.

    Nascido numa família aristocrática da cidade e com reconhecimento político na vida distrital, uma vez que se tratava do bisneto do Visconde de Alcântara, líder do Partido Regenerador durante a Monarquia Constituicional e deputado às Cortes nos anos de 1864, 1865 e 1871, antes de ser nomeado Governador do Distrito em 1871.

    A sua participação na vida pública foi efémera e limitada a pouco mais de meia dúzia de anos e referenciada pela primeira vez em vésperas da queda da Monarquia uma vez que foi um dos líderes da Comissão Municipal de Elvas do Partido Republicano fundada em 1909. Nos anos seguintes (1910-1911), assumia a liderança da Comissão Republicana e o cargo de Administrador do concelho de Elvas ao mesmo tempo que assumia a direcção da Loja maçónica da Emancipação. Pouco tempo depois ocupava cargos e funções de referência em instituições como o Sindicato Agrícola de Elvas ou a Sociedade Oleícola Elvense que reunia na sua direcção um conjunto de grandes proprietários rurais tal como Júlio de Alcântara. Em ruptura com o Partido Republicano Português surge como candidato do Partido Evolucionista em 1916 num período em que os ideais republicanos afastavam algumas personalidades locais da causa republicana, a desordem e a instabilidade política determinou o apoio do referido grupo aos ideais de Ordem e Progresso, proposta pelo Doutor Major Sidónio Pais.

    Apesar do apoio incondicional ao chamado Presidente-Rei, volta às lides políticas e éleito Presidente da Câmara Municipal em 1919. Retirado da vida política mas não totalmente indiferente à nova ordem, continua contudo ligado aos valores humanitários deixando parte da sua fortuna agrária à fundação do Albergue Elvense dos Inválidos do Trabalho, sem dúvida uma das mais notáveis instituições de solidariedade que caminha em direcção ao seu Centenário.
     


    0 pro seu blog Estou no Blog.com.pt
    •••