Image Hosted by ImageShack.us
  • Municipio de Elvas

  • Image Hosted by ImageShack.us
  • Wikipédia
  •  

    sábado


    PACO BANDEIRA


    Francisco Veredas Bandeira nasce em Elvas, a 2 de Maio de 1945. Cedo aprende a tocar guitarra com a ajuda de um tio, e aos 14 anos torna-se guitarrista e vocalista do grupo Cuban Boys, com o qual deu vários concertos em Portugal e Espanha. Mais tarde, foi, durante cinco anos, locutor da estação regional Estremadura-Badajoz da rádio espanhola S.E.R.. Entretanto, casa, é pai de duas filhas e ingressa no serviço militar, passando três anos em Angola como primeiro-cabo num regimento de transmissões.Quando regressa a Portugal, começa a compor os seus próprios temas, e só depois disso começa a cantar em português, a partir de 1972, como solista, pela mão de Hermínia Silva, no Solar da qual Paco tinha começado por trabalhar quando veio para Lisboa.
    O primeiro dos seus sucessos foi "A Minha Cidade" (hoje conhecida por "Ó Elvas, Ó Elvas"), ao qual se seguiram outros tantos, como "É Por Isso Que Eu Vivo", "Os Ferrinhos, o Adufe e a Guitarra" ou "Ceifeira Bonita". Resultado destes êxitos, enceta uma intensa carreira internacional junto das comunidades portuguesas no estrangeiro, actuando em palcos e televisões de Espanha, Itália, EUA, Austrália ou Canadá.Em 1982, edita o álbum "Malhas, Malhões e Outras Canções", com arranjos de Pedro Osório, cujo repertório foi registado também num programa para a RTP, intitulado "A Vez e a Voz". Em 1987, as relações entre Paco Bandeira e a RTP deterioram-se, instalando-se uma polémica entre este e o director da estação de televisão pública. No Natal desse ano, Bandeira edita o seu vigésimo LP, intitulado "Com Sequências", com letras de Pedro Bandeira Freire. Enquanto isto, despoletava nova polémica, desta feita entre si e o Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, de cuja direcção Paco se demitiu.Bandeira foi também membro e tesoureiro da UPAV (União Portuguesa de Artistas de Variedades). Em 1991, apresenta-se no Teatro Rivoli, no Porto, para um espectáculo onde o conjunto de
    António Mafra foi o convidado especial. Na mesma altura, Paco afirmava-se "um cantor que soube acompanhar o seu público", registando mais alguns temas de sucesso como "O Sol do Mendigo", "Minha Quinta Sinfonia", ou "A Ternura dos Quarenta". Na sua carreira, conta ainda com participações em programas de TV no Brasil, Turquia, Bulgária ou Israel, algumas das vezes com difusão pelas redes da Eurovisão, da OTI e da Intervisão.
    Em 1992, apresenta em Lisboa, no Teatro Municipal de São Luís, o seu disco "Aqui Para Nós", em que cada ingresso dava direito a um CD.
    Em 1994, edita o seu 25º álbum intitulado "Cantigas Entrelaçadas", na mesma altura que preparava um programa para a RTP de nome "Cantares de Amigo", exibido um ano depois. Compõe, na mesma altura, a banda sonora da telenovela "Roseira Brava", e uma série de programas para a Rádio Comercial intitulados "Cantos da Casa".
    Por Gonçalo Passinhas
    Está a comemorar (2006) 30 anos de carreira.
     


    0 pro seu blog Estou no Blog.com.pt
    •••